A sibutramina emagrece ? sem dúvidas, esse que é um dos remédios mais usado para perder peso está no topo da lista quando o assunto é emagrecer.

Ele continuou a ser vendido no Brasil, após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) adotar regras rígidas para a venda estabelecidas em 2013. Uma dessas regras é a obrigatoriedade dos profissionais de saúde em não prescreverem o medicamento por mais de 30 dias e informarem quaisquer problemas em decorrência do uso da substância. Você tem dúvidas sobre um dos mais conhecidos remédios para emagrecer? Saiba como funciona a sibutramina.
A função original da sibutramina e por que emagrece
O cloridato de sibutramina, nome científico da sibutramina surgiu nos anos 80. Originalmente pensada para tratar depressão, a substância atua no sistema nervoso central. Com o tempo, percebeu-se que o medicamento aumentava a saciedade e reduzia a fome. A explicação para isso é que a sibutramina atua no hipotálamo central, área do cérebro que regula a fome. A substância também reduz a produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina. Estes são inibidores de apetite e reguladores de humor. Além do mais, ajuda a queimar gordura.
Quando a sibutramina é indicada?
O medicamento é prescrita para obesidade grau 1 (IMC entre 30 e 34,9), obesidade grau 2 (IMC entre 35 e 39,9) e obesidade grau 3 (IMC superior a 40). Para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal), basta dividir o peso pela altura e multiplicar pela altura. Mas, o IMC alto não é o único critério a ser considerado pelo médico. A sibutramina não é recomendada para pessoas com doenças cardíacas e pressão descontrolada.
Como tomar?
O tratamento da obesidade com sibutramina começa com a dose de 10 mg por dia. Deve-se tomar apenas um comprimido por dia, pela manhã e em jejum. Caso o paciente sinta fome durante a noite, o médico deverá ser informado e, provavelmente aumentará a dose para 15 mg. Não havendo perda de peso mesmo com o aumento da dose, o médico poderá suspender a medicação.
Se o usuário esquecer-se de tomar o remédio, jamais tomar dois comprimidos para compensar. Usando corretamente e com associação de alimentação balanceada e atividade física é possível perder aproximadamente 5 kg em 3 meses. Porém, é recomendada a interrupção do tratamento se o paciente não perder pelo menos 2 kg em 4 semanas.
Fato muito relatado é o ganho de peso após o término do tratamento, geralmente por falta de exercícios e atividade física constante. Por isso, é imprescindível seguir a dieta da sibutramina: comer a cada 3 horas, tomar muita água e sucos naturais, além de frutas, legumes e verduras.
Contraindicações
- Gestantes e mulheres amamentando;
- Menores de 16 anos e maiores de 60 anos;
- Pessoas com doenças renais e hepáticas;
- Portadores de glaucoma;
- Quem sofre ou com histórico de convulsões;
- Pessoas que usam descongestionantes nasais;
- Quem usa antidepressivos e remédios inibidores de apetite;
- Presença e histórico de bulimia e anorexia nervosa;
- Pessoas com problemas na tireoide;
- Quem usa álcool e drogas ilícitas;
- Portadores de doenças psiquiátricas;
- Síndrome de Tourette, distúrbio psiquiátrico que desencadeia movimentos repetitivos (tiques nervosos).
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais da sibutramina costumam surgir no 1º mês de uso e cessarem ao longo do tratamento, saiba quais são:
- Insônia;
- Oscilações de humor;
- Tontura;
- Náuseas;
- Boca seca;
- Prisão de ventre;
- Dor muscular;
- Dor de estômago;
- Palpitações;
- Aumento de pressão.
Um efeito colateral comum em mulheres é o aumento do fluxo menstrual e cólicas. As pacientes devem informar isso imediatamente ao ginecologista e o uso do medicamento. Mas, antes de iniciar o tratamento com sibutramina é aconselhável consultar o profissional, para saber se o medicamento corta o efeito do anticoncepcional.
Ficha técnica
- Nome Científico: cloridrato de sibutramina
- Nomes comerciais: Biomag, Reductil, Saciette, Vazy, Sigran
- Laboratórios: SEM, entre outros
- Resultado esperado: inibição do apetite
- Preço: varia entre R$65 a R$160
É possível emagrecer com sibutramina, mas é fundamental procurar orientação médica. Deixe seus comentários e acompanhe nossas dicas sobre emagrecimento.
Muito boa a postagem. gostei, achei interessante.